terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Rituais X ciências


Desde os primórdios da civilização, os povos e as nações costumam acreditar em lendas, rituais ou crenças. Podemos associar essa forma de pensar à época em que viviam, onde não havia resposta para todas as perguntas, devido à falta de conhecimento e tecnologia. Por esta razão, filósofos e pensadores costumavam criar crendices e lendas, dando, assim, uma resposta mitológica as perguntas até então não desvendadas.
Com o tempo, o homem foi descobrindo e estudando cada vez mais, conseguindo dar as explicações para a maioria dessas perguntas. Mas as respostas dadas pelos cientistas se diferenciam muito da dos filósofos, pois uma se baseia no estudo, na comprovação, já a outra se baseia na imaginação e no surrealismo.
De um lado a ciência traz cada vez mais soluções práticas, de efeito comprovado, algo que de certa forma meche com as pessoas, que não sabem se devem acreditar na ciência ou nos mitos, algo que cada um escolhe se deve acreditar ou não.
Os mitos possuem a função de acomodar e tranqüilizar o homem, que vive num mundo inseguro, assustador e muitas vezes hostil. Dá-lhe também confiança de que, por meio das ações mágicas e da adoração de certos deuses, o mundo natural irá ter equilíbrio e irá auxiliá-lo. A principal função do mito e dos rituais não é explicar a realidade, mas acomodar o homem do mundo.
Diferente dos mitos, a ciência procura responder a estas questões, de uma forma comprovada e com fundamentos baseados em cálculos e estudos.
Podemos notar que principalmente as pessoas de idade avançada se apegam mais as crenças, cumprindo à risca suas rezas, como, por exemplo, acender uma vela benzida em das de temporal, acreditando que a chuva cessará ou diminuirá.
Já no caso da ciência, os pesquisadores trabalham na construção de produtos e aparelhos que facilitem a vida humana, como, por exemplo, os pára-raios, utilizados para a proteção de edifícios bem altos.
Pessoas que possuem fé, e crêem em superstições, acreditam que acender uma vela benzida fará com que a chuva cesse, e não seja tão devastadora.
Tratando-se de crenças podemos citar os índios, um povo muito supersticioso, e que utiliza as rezas e crendices para diversas coisas, como um melhor aproveitamento de suas lavouras, cantando uma música própria para o momento, e rodando em volta da plantação, acreditando que após isso a colheita será muito mais farta.
Na verdade, não podemos comprovar se esses rituais são realmente eficazes, mas devemos respeitar a individualidade de cada um, pois mesmo que a ciência prove o contrário, as crendices não devem ser deixadas de lado, pois fortalecem a fé e a alma do indivíduo.
Também não podemos deixar de lado a ciência, que se tornou muito importante para o desenvolvimento das nações, pois com a produção de seus modelos úteis, podemos fazer predições exatas e precisas de certos fatos e situações.
Discutir sobre isso se torna um pouco complicado, mas mesmo a ciência nos comprovando e esclarecendo nossas dúvidas de uma forma subjetiva, não é necessariamente preciso deixar de lado os mitos e as lendas. De um lado, a razão, e do outro, o mundo surreal, algo que alimenta nossos sonhos e nossas fantasias, nos tornando de certa forma pessoas melhores e mais felizes.

sábado, 5 de janeiro de 2008

Obesidade


Dentre todos os assuntos e pautas que estão presentes em nosso dia-a-dia, um dos destaques é a obesidade, por ser algo que abrange a maior parte da população, muitas vezes sendo até considerada como epidemia.
Das diversas causas prováveis para o desenvolvimento da obesidade estão, de um lado, as facilidades da vida moderna, como elevadores, escadas rolantes, controles remotos e automóveis, fazendo com que o homem de hoje não precise se esforçar fisicamente, acelerando o acréscimo de massa, e diminuindo a perda das mesmas. Também temos outro fator que põe em risco nossa saúde, a industrialização dos alimentos, ricos em carboidratos e gorduras, que vem junto ao hábito da alimentação rápida e barata dos fast-foods, que oferecem cada vez mais alimentos extremamente calóricos nos cardápios.
Sabemos que existem várias pessoas que, mesmo estando um pouco acima do peso são extremamente saudáveis, possuem uma boa alimentação e praticam algum esporte, só que devido a uma herança genérica, possuem uma dificuldade maior para perder peso, mas nem por isso possuem alguma doença. A obesidade pode causar vários problemas além de uma aparência indesejada, como diabetes, hipertensão, problemas cardiovasculares e muitos outros, sem contar que, um dos fatores que mais atinge as pessoas que sofrem desse mal é o preconceito, algo que para os médicos acaba sendo um bem, pois serve de estímulo para que reflitam e tentem tornar suas vidas um pouco mais saudáveis, mesmo fazendo muito mal, por ser ofensivo.
Em alguns aspectos nossa sociedade acaba entrando em controvérsias, pois de um lado a indústria alimentícia incentiva a obesidade, pois oferece cardápios cada vez mais gordurosos e maléficos à saúde, enquanto a sociedade e a indústria da moda incentivam a beleza e a magreza como símbolo de charme e sensualidade. Se realmente beleza fosse sinônimo de saúde, modelos magérrimas não sofreriam de anorexia, como acontece no mundo da moda. Muitas vezes o acompanhamento de especialistas acaba facilitando essa maratona para obter uma saúde impecável, e a construção de dietas e alimentação saudável, se reeducando da forma correta e exata.
Não podemos fazer de tudo isso um bicho-de-sete-cabeças, pois devemos nos aceitar do jeito que somos, preocupando-nos mais com nossa consciência do que com nossa reputação, pois consciência é o que somos, e reputação é o que os outros pensam de nós, e o que os outros pensam de nós não importa.
Outro método muito utilizado pela população, ultimamente, é a cirurgia de estética, por ser uma das formas mais rápidas de se mudar a aparência. O problema é que essas cirurgias possuem um grau de risco muito elevado, por ter a chance de se perder a vida do paciente, tanto como cicatrizes e chances de que fique alguma seqüela.
Mesmo com os dados tão altos de índices de erros em cirurgias de estética, o Brasil ocupa o segundo lugar na lista dos países que mais realizam essas operações por ano, perdendo só para os Estados Unidos.
Podemos analisar que em vez de tentar vencer o alto peso elevado, e tentar se aceitar do jeito que é, as pessoas optam pelo lado mais fácil, no caso as cirurgias, mas que ao contrário oferece um alto risco para a própria vida.
Uma das formas para se vencer isso são as consultas com nutricionistas, que no caso da obesidade estimulam o paciente a se reeducar, podendo ter uma excelente saúde em pouco tempo, ganhando uma bela aparência sem agredir seu corpo e sua mente.