terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Distúrbios alimentares


Pessoas mais fofinhas e um pouco acima do peso no mundo medieval eram consideradas nobres, a plebe da sociedade antiga, representando a fartura e o grande poder aquisitivo.
Com o passar do tempo, foi surgindo a era chamada modernidade, e com ela vieram as novas formas de agir, pensar, ser e viver. Um dos aspectos que mudaram com o decorrer dos anos diz respeito à forma física, em que pessoas belas e cheias de saúde não possuem um pouco a mais de massa corporal, e sim corpos sem curvas, que de preferência sejam extremamente magros. O problema dessa preocupação excessiva com a beleza é a pressão psicológica feita pela própria sociedade, o que acaba resultando em distúrbios alimentares, podendo levar à bulimia e à anorexia. Esses dois transtornos alimentares na maior parte são acometidos em mulheres, muitas vezes modelos, que sofrem muita pressão, pois os padrões de beleza ditados pela moda exigem manequins esguios, de corpos sem curvas, para que se adaptem em qualquer tipo de roupa. Modelos que são de classes sociais mais baixas geralmente servem de sustento para sua família, por isso tentam ser cada vez mais lindas e cumprir tudo o que os padrões pedem, para que consigam ingressar bem nessa carreira, e oferecer uma vida melhor aos seus familiares.
Problemas de saúde como esses não são só acometidos em modelos, muito pelo contrário, podem ocorrer em diversas profissões, como por exemplo, em atletas, bailarinos, dançarinos, ginastas e etc. Funções estas que exigem uma melhor aparência e uma representativa flexibilidade acabam por motivar esses profissionais a tomar a decisão de se perder peso, o que resulta em uma obsessão, podendo se tornar um desses transtornos alimentares.
Casos como esse são comuns em nossa sociedade, mas existem alguns fatos que acabam tendo maiores repercussões, como o caso de uma modelo que foi vítima da anorexia em 2006, em que a fatalidade teve depoimentos de diversas personalidades, trazendo novamente à tona este assunto.
Para a indústria da moda e muitas pessoas, um corpo como aquele da jovem morta simboliza a beleza, o chame e a sensualidade, mas faz com que esqueçam de que por trás de toda esta maravilha existe um organismo, uma alma, que se não são tratados com cuidado, e não recebem tudo o que necessitam, como uma boa alimentação e cuidados especiais, toda essa beleza pode desaparecer, transformando-se em monstruosidade.
Na maioria dos casos, se tratada a tempo, com o acompanhamento de psicólogos e psiquiatras, a doença pode ser sanada e controlada, com muita força de vontade e ajuda familiar. No caso da anorexia e bulimia, que são transtornos alimentares, um dos métodos mais eficazes é a terapia, podendo ser tanto a em família, a em grupo ou a individual. Como o paciente nega, na maioria das vezes, vontade de se tratar, a paciência e o diálogo são indispensáveis na recuperação do mesmo.
O acompanhamento com nutricionistas também é indispensável, pois o paciente que passa por distúrbios alimentares apresenta carência de certos nutrientes em seu organismo, como a falta de ferro, por exemplo, necessitando de uma lista feita pelos próprios profissionais, na qual fique bem claro o alimento que se deve ingerir em maior quantidade, para que seu organismo volte ao normal. As doenças “oportunistas” como a anemia, costumam aparecer, dando mais fragilidade ao corpo que já está debilitado.
Por isso, os pais devem estar sempre presentes na vida dos filhos, pois só assim conseguirão perceber quando eles estão precisando de ajuda, e perceberão que eles vão sair de uma fria muito mais rápido, pois sabem que terão pessoas dispostas e enfrentar qualquer coisa até que seu filho esteja são e salvo.