domingo, 1 de janeiro de 2012

2012, a hora é agora!


O que mais se tem ouvido falar ultimamente é sobre como o tempo tem passado rápido demais. Na realidade, não é que o tempo está acelerado, mas sim as pessoas que passaram a correr mais, a trabalhar e estudar, não deixando as oportunidades escorrerem pelas mãos. Consequentemente as horas voam, os dias passam e não se percebe.
Isso não é errado, desde que se curta, observe e preserve cada momento, mesmo que seja na memória ou no coração. O importante é não atropelarmos as simples ocasiões que nos cercam, como a garoa que escorre no vidro do carro ou a revoada dos pássaros no céu.
O que quero dizer é que, nesse mundo desenfreado, as pessoas estão se tornando seres que ficam ligados 24h e não encontram tempo nem para elas mesmas. Vivem correndo e no fim do dia se encontram esgotadas e sem forças para ao menos brincar com os filhos.
Mesmo com todos os afazeres, é possível parar cinco minutos, olhar pela janela do ônibus e enxergar a sua volta. Nesse simples gesto, se pode acabar tirando grandes lições.
Mas com a pressa, as pessoas nem sequer conseguem lembrar e refletir sobre os acontecimentos que marcaram o ano que se foi. O importante é fazer a relação do que realmente valeu a pena, foi útil e fez bem aos outros indivíduos. Aquilo que fez mal, prejudicou ou afetou negativamente outras pessoas deve ser apagado, deletado de nossas vidas tal qual fazemos quando estamos com nossos aparelhos ultramodernos, em que basta um clique e mandamos para a lixeira o que não nos serve mais.
Assim deveria ser com as coisas ruins que nos aconteceram no ano de 2011. É necessário enterrar as brigas, as doenças, o mau humor, a ingratidão e a falta de respeito, para que somente o bem possa renascer no novo ano que se inicia.
Todos estão cansados de saber que, todo ato imprudente hoje trará sofrimento amanhã. Isso vale para os inúmeros atentados contra a natureza, como a devastação das florestas, as traições entre casais, as brigas entre irmãos por herança e conflitos no mundo todo pela disputa de poder.
Quando agimos dessa forma, não estamos nos importando com nossos filhos, netos e com o que deixaremos para eles amanhã. Talvez a bagunça seja tão grande que ninguém consiga colocar a casa em ordem novamente.
E com mais um ano começando, a pergunta que não quer calar: estamos preparados para fazer a diferença no mundo? Ao responder essa indagação, não se preocupe com o que os outros irão responder. A diferença tem de começar por cada um de nós, até que todos em conjunto possam transformar as coisas.
Não somos obrigados a aguentar políticos desonestos, filas intermináveis nos postos de saúde e falta de segurança, mas também não podemos jogar lixo no chão, agir de má fé com as pessoas ou desrespeitar o próximo.
Em todo Natal devemos deixar Cristo renascer em nossas almas e fazer viver durante todos os dias sentimentos nobres, como a partilha e a fé. A felicidade só depende de nós. Cada um tem a capacidade de tecer sua própria história, basta escolhermos a felicidade para derrotarmos todos os problemas e dificuldades que surgirem em nossa trajetória. Um 2012 abençoado para todos!