quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Consumismo


Podemos achar as explicações de que precisamos muitas vezes em acontecimentos históricos e antigos, que deixam marcas presentes em nossa sociedade, nos dias atuais. Um dos fatos que deixou marcas em nossa sociedade foi a Revolução Industrial, pois com toda essa industrialização, o processo de fabricação se acelerou, algo que até então não era possível no período artesanal. A indústria trouxe consigo o desenvolvimento, num modelo de economia liberal, o que hoje leva ao consumismo desenfreado de produtos industrializados.
Esse consumo desvairado muitas vezes chega a ser uma doença, e pessoas compram coisas de que não necessitam, para lhes atender à vontade injustificada de comprar.
Algo que também influencia muitas pessoas são as propagandas e todos os tipos de publicidade existentes, pois acabam induzindo ao consumo desnecessário, sendo este um fruto do capitalismo.
Para se ter uma idéia, existem pessoas que não conseguem passear em um shopping sem sair de lá com pelo menos dez peças de roupas ou pares de calcados, mesmo não precisando de nada disso. Muitos desses bens materiais comprados pela mera ansiedade nem são utilizados, sendo jogados em um canto e esquecidos. Sem perceber, esses consumidores compulsivos acabam dando uma grande contribuição para a desigualdade social, pois mesmo comprando sem motivo e abusivamente, o indivíduo é reconhecido e valorizado pelo o que tem, pelo que consome, e não por ser uma verdadeira e íntegra, mesmo que seja de uma classe mais baixa.
O problema é que essas pessoas geralmente sofrem demais com essa situação, precisando na maioria dos casos de tratamento psicológico, pois só se sentem bem quando compram alguma coisa, ficando mais aliviadas dos problemas e das preocupações.
Estudos feitos por especialistas indicam que essa vontade perturbadora de gastar para se sentir superior é uma maneira viciosa, tendo as mesmas conseqüências que as drogas comuns, como a maconha, que destrói o cérebro de seus dependentes pouco a pouco.
Para se entender esse quadro de uma maneira mais fácil, consideremos o salário de um trabalhador, que na maioria dos casos é de um salário mínimo. Muitos desses trabalhadores gastam todo esse prezado dinheiro em produtos sem muita importância, deixando de lado coisas fundamentais, como pagar contas obrigatórias, por exemplo.
Nota-se que essa vontade devastadora de gastar acaba prejudicando a vida de um determinado indivíduo, pois este deixa de cumprir seus compromissos, como pagar contar e comprar sua própria comida, devido à vontade de gastar sem razão.
Essas pessoas sofrem por isso, mesmo sem perceber. Muitas delas se arruínam e chegam ao fundo do poço, até que elas próprias decidem mudar de vida, ou alguém mais próximo resolva levá-las a especialistas, para que se tratem. Mas geralmente são os familiares que percebem o problema brevemente e tomam atitudes rapidamente, para que essas pessoas voltem ao normal.
A ajuda de psicólogos ou psiquiatras possui um papel importante na recuperação dos consumistas, trazendo de volta a razão e a consciência a eles, fazendo com que se sintam melhores e bem mais aliviados, podendo viver uma vida normal, aprendendo a ter mais controle sobre seus bens e a sua vida econômica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário